A cárie de mamadeira é uma doença que acomete os bebês e crianças e está relacionada principalmente à ingestão de líquidos e/ou mamadeira açucarados pricipalmente à noite sem que haja uma limpeza da cavidade bucal ou escovação. Ou seja, aquela história de que não devemos dormir sem escovar os dentes também vale para os pequeninos.
Depois da mamada, o leite fica estagnado na boca da criança. Além disso, a salivação da criança diminui durante o sono. Esses fatores, associados a uma má higiene da boca, fazem com que a cárie se desenvolva muito rapidamente, causando grandes estragos nos dentes das crianças.
Para evitar isso, é importante que a mãe/cuidador não adicione açúcar ao leite da mamadeira e evite que a criança durma logo depois de mamar. Deve-se ainda higienizar com gaze ou fralda limpos no caso do bebê e escovar o dentes da criança depois de cada mamadeira, e antes de dormir a escovação deve ser reforçada com um pouco de pasta de dente, já que o período da noite é o mais crítico para o surgimento de cáries.
Se o processo carioso se instalar e não for ratado adequadameno, com o passar do tempo poderá surgir problemas maiores como: infecção, dor, dificuldade de mastigação, trauma psicológico e perda prematura de dentes. Todos esses agravos, poderá influenciar nas atividades cotidianas das crianças como rendimento escolar, comer, dormir e brincar.