A Reabilitação Física tem como objetivo prevenir ou dirimir deformidades, possibilitando aquisições de funções motoras, melhorando a qualidade de vida das pessoas com deficiência e contribuindo portanto para sua reinserção na sociedade. Dispomos de atendimento especializado para as seguintes patologias:
Os pacientes são submetidos a uma cuidadosa triagem multisetorial – dividida nas seguintes clínicas: ortopedia adulto, ortopedia infantil, neurologia adulto, neurologia infantil.
O atendimento multidisciplinar no CER Diamantina é prestado por uma equipe composta por médicos (ortopedistas, neurologistas, psiquiatras, urologistas e cirurgiões), fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, técnicos em saúde bucal, assistentes sociais e professores de dança e capoeira, os quais oferecem ao paciente um tratamento multiprofissional, interdisciplinar e humanizado. Além disso, contamos com o apoio da nossa Oficina Ortopédica, área responsável pela dispensação, confecção, adaptação e manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM) que podem ser utilizados pelos pacientes, com indicação profissional, a fim de proporcionar-lhes melhor funcionalidade e acessibilidade.
A Clínica Estomia é responsável pela reabilitação e dispensação de dispositivos coletores aos pacientes portadores de estomas de eliminação, como colostomias, ileostomias e urostomias.
O estoma ou estomia é uma condição temporária ou permanente, resultante de intervenção cirúrgica com o objetivo de restabelecer a comunicação entre uma víscera/órgão e o meio externo, compensando seu funcionamento afetado por alguma doença ou trauma. Existem diferentes tipos de estomas: respiratórios (traqueostomia), gástricos (gastrostomia), intestinais (colostomia e ileostomia), urinários (urostomia). A causa mais comum de estomas intestinais é o câncer de tubo digestivo em primeiro lugar. Nas crianças a mais comum é a Doença Hirschsprung (Megacólon congênito). Quanto aos estomas urinários a causa mais comum é o câncer de bexiga.
O CER Diamantina possui uma equipe multiprofissional formada por médicos (cirurgião e urologista), enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, assistente social e nutricionista prontos para reabilitar esses pacientes rumo a uma melhor qualidade de vida.
O atendimento em grupo é um recurso terapêutico significativo, ampliador e facilitador dos objetivos propostos para uma determinada atividade.
Os grupos são coordenados por profissionais das diversas especialidades e têm como objetivos: interação social, desenvolvimento de novas habilidades, controle emocional, percepção auditiva, visual e tátil, coordenação motora global, concentração, atenção, auto estima, dentre outros.
Atualmente o CER Diamantina possui os seguintes grupos terapêuticos: