Você sabe como a Terapia Ocupacional atua na Clínica de Ortopedia?

10/07/2017 | Cantinho da Terapia Ocupacional

 

A Associação Americana de Terapia Ocupacional (2015) define a Terapia Ocupacional como “o uso terapêutico de atividades diárias (ocupações) em indivíduos ou grupos com o propósito de melhorar ou possibilitar a participação em papéis, hábitos e rotinas em diversos ambientes como casa, escola, local de trabalho, comunidade e outros lugares”.

Os profissionais da Terapia Ocupacional (TO) no CER utilizam o seu conhecimento atuando na habilitação, reabilitação e promoção da saúde e do bem estar dos pacientes inseridos nas diversas clínicas de reabilitação.

Na reabilitação ortopédica do paciente adulto a TO visa melhorar a capacidade funcional deste, seja em disfunção temporária ou permanente, com o objetivo de prevenir deformidades, realizar treinos de independência nas atividades de vida diária, à promoção da analgesia (orientações de conservação de energia ou ergonomia), ao controle do edema, ao ganho de movimento e/ou força, resistência, ao manuseio da cicatriz, reeducação sensitiva e à prescrição/confecção de órteses e/ou próteses e/ou adaptações. Diversas técnicas podem ser utilizadas na terapia como a Kinesio Taping, Gameterapia, Crochetagem desde que o profissional seja capacitado para tais.

Em crianças atendidas na clínica de ortopedia infantil, a TO estimula e incentiva as habilidades esperadas em cada faixa etária, intervém no recém-nascido de risco prevenindo sequelas e atraso no desenvolvimento; auxilia no processo de aprendizagem escolar da criança com déficits e dificuldades pedagógicas; orienta à família para descoberta de potencialidades e de como lidar com a criança deficiente ou não; favorece o máximo de independência para as atividades da vida diária, pois tal independência permite a liberdade de desempenho nas atividades educacionais, lazer, exercendo real significado para o paciente. O TO utiliza como recurso nos planos terapêuticos o brincar.

Os atendimentos ocorrem individualmente, semanalmente e com duração de 30 minutos, havendo atividades grupais complementares como o Grupo de Escrita Funcional e o Grupo Musicando (demais informações no serviço/setor de TO).

 

AOTA. Associação Americana de Terapia Ocupacional. Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo. Rev.Ter.Ocup.Univ São Paulo. 2015;26(Ed. Especial):1-49.