SUGESTÕES FONOAUDIOLÓGICAS DE BRINCADEIRAS PARA O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL

06/07/2020 | Acontece no CER, Aconteceu no CER

Este é o momento para relembrar as atividades antigas que estimulam  a criança como um todo. Papais, vovós, vovôs, titios, lembrem-se que nesse momento é extremamente importante estimular a atenção, o diálogo e a fala.

Importante: Deve-se fazer os combinados e repassar as regras para as crianças antes do início das atividades!

Deve-se desenhar quadrados no chão e dentro destes pode-se colocar: números, brinquedos ou figuras diversas. A criança joga uma pedrinha dentro da amarelinha; no quadrado (ou proximidade) que a pedrinha parar, a criança saltará esta casa; e em cada casa que a criança pular, solicita-se que realize a nomeação!.

Pode-se utilizar cadeiras ou bancos presentes em casa e coloca-se uma música para que as crianças se sentem quando a música parar. Retira-se uma cadeira a cada rodada, até que sobrem duas crianças e uma cadeira. Ao final, quem sentar na última cadeira vence o jogo!

No momento do banho utilize texturas diversas para estimular cada parte do corpo da criança nomeando e passando as texturas na parte nomeada. Pode-se utilizar músicas também para deixar esse momento mais animado. Ex: “O sapo não lava o pé”, “Fui ao mercado comprar café, e a formiguinha subiu no meu pé! Eu sacudi sacudi…”, entre outras.

Delimite com um círculo ou outra forma um espaço onde ficarão posicionadas suas bolinhas de gude. O objetivo é tentar com uma bolinha acertar as demais dentro da área delimitada. Você poderá jogar sozinho ou com outros companheiros. Quando for jogar com colegas

É essencial que vocês compreendam o brincar como uma atividade que irá auxiliar a criança no seu desenvolvimento global, possibilitando que ela aprenda a relação de conceitos, relacione ideias, estabeleça relações lógicas, desenvolva a comunicação (verbal e não-verbal) e a expressão corporal, melhore a função social e a construir a aprendizagem.

Provoque sempre a troca de olhar entre a criança e vocês, assim como com as outras pessoas com as quais ele convive. Ao conversar com a criança, certifiquem-se que estão na linha dos olhos dela, e usem muita expressão facial.

Exemplo: Quando for a hora de chamar a atenção, é importante que seu rosto expresse isto, da mesma forma, quando estiver elogiando ou reforçando algo positivo, o seu rosto também deve expressar tal sentimento.

Ser brincante é papel da criança, e quando ela brinca de forma satisfatória, aumenta a chance de um melhor desempenho em outros papéis ocupacionais.