No mês de setembro a comunidade surda tem orgulho de comemorar seus dias: 26/09 Dia Nacional do Surdo e 30/09 Dia Internacional do Surdo.
O CER Diamantina apoiou essa idéia, proporcionando aos seus pacientes, acompanhantes e colaboradores, a oportunidade de assistir uma palestra ministrada pelo adolescente Gabriel Otávio Rocha Benfica, paciente da reabilitação auditiva.
Gabriel é surdo desde a infância, recebeu diagnóstico de perda auditiva neurossensorial de grau profundo nos dois ouvidos aos 3 anos de idade. Desde então é usuário de Aparalhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) realiza acompanhamento audiológico periódico e terapia fonoaudiológica semanal. Hoje, aos 17 anos, ele é aluno do ensino médio, está oralizado e domina a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
O paciente mostrou ao público presente que vale a pena esforça-se para alcançar seus objetivos, pois a dificiência auditiva não diminui o indivíduo em nada. Também esclareceu como surgiu o “setembro azul”, sua importância e significado, dúvidas e mitos sobre a deficiência auditiva.
Não há barreiras para quem quer se comunicar!