Informamos que comemoramos a semana mais gostosa de todas, Semana Mundial do Brincar, no período de 22/05 a 28/05, afinal, tem atividade mais deliciosa do que brincar?
A aliança da infância inspirou a Semana Mundial do Brincar desde 2009, e definiu como tema deste ano o “brincar que encanta o lugar”, com a ideia que o brincar seja valorizado e cultivado em todos os momentos.
Não é preciso necessariamente de um brinquedo para se brincar, existem outros tipos de matérias e interações (com adultos ou outras crianças) que também são importantes para desenvolver os sentidos e as habilidades com as mãos e o corpo e permitir que a criança entre em contato com o ambiente, se relacione com outras pessoas, desenvolva sua mente, sua autoestima.
As brincadeiras e brinquedos ajudam as crianças a compreender e identificar sons, formas, cores, conhecer e entender seu corpo e ambiente e despertar a curiosidade, além de favorecer as trocas sociais.
Existem brincadeiras comuns e adequadas para diferentes faixas etárias estimulando satisfatoriamente o desenvolvimento das nossas crianças.
Sendo assim, nessas brincadeiras e nas atividades do dia a dia, os pais, professores e outros adultos da convivência da criança, podem observar comportamentos inadequados e limitações. Caso isso ocorra, orientamos procurar um profissional da saúde.
O papel ocupacional da criança é de brincante, por isso ela deve brincar!
Setor de Terapia Ocupacional