Quais as diferenças entre os vários tipos de açúcares?

23/05/2019 | CER Informa

Existem dois tipos de açúcares: aqueles encontrados naturalmente nos alimentos, como a frutose e a sacarose presentes nas frutas e a lactose presente no leite, e aqueles extraídos de alimentos (cana de açúcar, beterraba e milho) para posterior uso em preparações culinárias ou na elaboração de alimentos processados. A este último grupo de açúcares dá-se o nome de “açúcares de adição” (IOM, 2002).

É sabido que o uso dos vários tipos de açúcares disponíveis hoje nos possibilita variar e criar preparações diversas, porém seu excesso aumenta os ricos de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Esse alimento está atrelado a um consumo de calorias vazias, ou seja, um alimento que apesar de oferecer energia possui baixo valor nutricional podendo  desencadear deficiências nutricionais.

Atualmente podemos encontrar vários tipos de açúcar disponíveis para consumo, sendo a sacarose a mais consumida e que apresenta vários subtipos.

Mas quais as diferenças entre eles?

O açúcar refinado é também conhecido como açúcar branco, sendo o mais encontrado nos supermercados. É submetido ao refinamento, processo no qual há perda de vitaminas e sais minerais, e acréscimo de aditivos químicos, como o enxofre, que tornam o produto branco  mais saboroso.

O açúcar mascavo é feito da cana de açúcar, não passa pelo processo de refinamento e branqueamento, o que torna desnecessário o uso de aditivos químicos. Por isso, apresenta melhor qualidade nutricional, conservando vitaminas e minerais. É menos solúvel que os demais. Rico em cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

O açúcar demerara é menos processado que o refinado, obtido por um processo mais simples de purificação do açúcar. Não passa por tantos processos químicos e não chega a ser escuro e úmido como o mascavo. Costuma adoçar as preparações sem alterar sabor e nem cor. Mantém quantidades boas de minerais oriundos da cana, assim como o mascavo.

O açúcar de confeiteiro tem a mesma composição do açúcar refinado comum, só que mais fino. Muito usado em preparações de doces.

Para a produção de açúcar cristal o caldo de cana passa por processos de purificação, evaporação, cristalização, centrifugação e secagem. Adoça menos por ser menos solúvel e, muitas vezes, é usado em maior quantidade para adoçar. Ideal para o preparo de confeitos de doces.

O açúcar light é uma mistura de açúcar (sacarose) e adoçante (sucralose, ciclamato ou sacarina). Por causa dessa mistura, esse açúcar não apresenta o gosto residual que os adoçantes contêm, mas também não apresenta grande redução de calorias. A diferença é que a mesma quantidade de açúcar light adoça entre duas e cinco vezes mais do que o açúcar comum. Pode-se dizer que o açúcar light é intermediário entre o açúcar refinado e o adoçante. O seu consumo é contraindicado para dietas com restrição de açúcar, a exemplo dos diabéticos.

O açúcar do coco é produzido a partir do líquido das flores da palma de coco. Apresenta sabor doce, semelhante ao açúcar mascavo, com um leve toque de caramelo. Fonte de vitaminas e minerais, como vitaminas B1, B2, B3, B6, ferro, zinco, potássio e magnésio. Ainda faltam estudos conclusivos sobre seus reais benefícios à saúde.

O açúcar orgânico é diferenciado pois a cana utilizada em sua fabricação é cultivada sem fertilizantes químicos. O açúcar orgânico utiliza processos apoiados na sustentabilidade do meio ambiente, desde o plantio até a etapa final. Suas características nutricionais se assemelham com as do açúcar mascavo. Portanto, apresenta uma quantidade maior de vitaminas e minerais em relação ao açúcar refinado.

Independente do tipo de açúcar escolhido para consumo, vale lembrar que todos são açúcares, e que além do consumo destes, existe o açúcar inerente na composição nutricional dos alimentos industrializados. Então nada melhor que dosar a quantidade a ser utilizada e ficarmos atentos aos rótulos dos produtos procurando fazer escolhas saudáveis.

 

 

 

Referências:

Nutritotal; Quais as diferenças entre os tipos de açucares? Disonível em: http://nutritotal.com.br/pro/quais-as-diferena-as-entre-os-tipos-de-aa-aocares/ Acessado em 03 de Maio de 2019.

Rosenele  C. Araújo – Nutricionista

Fabiulla C. da Silva – Nutricionista Residente em Saúde do Idoso