A postura é importante no dia-a-dia para que possamos evitar as dores musculares e articulares. A má postura causa dor, principalmente quando estamos realizando uma tarefa em posição incorreta.
Ter uma postura correta contribui para que a coluna vertebral se mantenha saudável , sem desvios. Estar sempre atento a própria postura em todos os movimentos é muito importante .
Posturas incorretas permitem que os ossos não se alinhem corretamente, aumentando a tensão nos músculos, nas articulações e nos ligamentos , podendo causar fadiga e dor.
Após anos, o mau hábito postural pode causar dores crônicas na coluna e afetar a função e posição de alguns órgãos vitais, sobretudo dos órgãos localizados no abdômen.
Algumas dicas para se ter uma boa postura:
1. Mantenha uma respiração correta, entrando ar pelo nariz e saindo pela boca.
2. Quando estiver sentado, não cruzar as pernas, manter as costas retas, usar todo o assento e encosto. Sente-se de forma adequada sobre os ísquios (ossinhos do bumbum), mantendo os pés apoiados no chão. O quadril, joelhos e tornozelos devem se manter em ângulo reto (90º).
3. Evite dormir de barriga para baixo para evitar desalinhamento da coluna. Para dormir é preciso escolher bem o colchão e travesseiro adequados. Ao dormir de barriga para cima, é importante colocar um travesseiro embaixo dos joelhos, melhorando a curva natural da coluna. Ao deitar de lado, é interessante colocar um travesseiro entre os joelhos, diminuído, assim, o stress entre os quadris e coluna lombar, não esquecendo de colocar um travesseiro também debaixo da cabeça.
4. Ao se abaixar, flexionar os joelhos, manter a coluna ereta e as pernas flexionadas.
5. Ao carregar peso, evitar carregar mochilas, bolsas e sacolas de um lado só do corpo. A melhor posição ao carregar peso, é contra o peito. Quando não for possível, buscar equilibrar o peso. Os pais devem observar o peso das mochilas das crianças em fase escolar.
6. Evitar dobrar o corpo quando estiver de pé realizando alguma atividade sobre uma mesa , balcão ou bancada.
7. Ao andar, distribuir o peso do corpo entre ambas as pernas, mantendo os pés voltados para frente, apoiados no chão , e o abdômem contraído. A cabeça deve estar ereta, com o queixo paralelo ao chão. Ande o mais ereto possível, olhe acima do horizonte ao andar. É importante o uso de calçados adequados e confortáveis, evitando salto alto.
OBS: Os desvios mais comuns da coluna são a Escoliose, a Lordose e a Cifose .Podem ser congênitos ou adquiridos. O tratamento adequado depende de cada caso, assim como a especialização do profissional a ser indicado.