Novembro Laranja – Campanha Nacional de Atenção ao Zumbido

18/11/2019 | Aconteceu no CER, CER Informa

Zumbido tem tratamento?

O zumbido é um sintoma que está na vida de grande parte da população atual, muitas pessoas têm o receio de estar enlouquecendo, escutando sons do além… sons ininterruptos que podem levar inclusive a um quadro depressivo.

O que pouca gente sabe é que este terrível sintoma tem sim tratamento, um tratamento longo, difícil, em que o paciente tem que abrir mão de hábitos e alterar sua rotina, mas que vale a pena. Com o tratamento levado a sério o paciente pode ter de volta a sua paz, a hora do silêncio e repouso; a tranquilidade do descanso noturno pode ser recuperada sim e fazer grande diferença em sua vida.

O CER Diamantina possui o Ambulatório de zumbido, onde há uma equipe especializada no assunto e onde é feito o tratamento adequado. O Ambulatório de zumbido foi criado há 2 anos devido ao aumento de casos acolhidos no serviço com este sintoma, desde então os pacientes que levam o tratamento a sério tem visto uma melhora significativa e melhora na qualidade de vida.

Fonte da imagem: https://esportes.estadao.com.br

Fique atento!!!

Segue alguns fatores que podem influenciar para o surgimento e/ou piora do zumbido:

CAFÉ: Em muita quantidade, este estimulante aumenta o fluxo sanguíneo. Quando o fluxo sanguíneo do ouvido acelera muito, pode causar distúrbios auditivos. Limite-se a apenas 3 xícaras pequenas de café por dia.

Fonte da imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caf%C3%A9

– COLESTEROL: A gordura obstrui as artérias, entre elas a auditiva, impedindo também a chegada do oxigênio que ativa os nervos do ouvido interno. Tenha uma alimentação saudável; faça um check-up anualmente para manter sua saúde perfeita.

– CIGARRO: Substâncias químicas do cigarro dificultam a oxigenação no organismo, e a falta de oxigênio no ouvido causa falhas de audição e ruídos. Evite fumar e ficar perto quando alguém estiver fumando.

Fonte da imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cigarro

– MÚSICA ALTA: O excesso de volume pode danificar o tímpano, prejudicando o envio de ondas sonoras para o cérebro. Fuja de ambientes muito barulhentos, se for inevitável, utilize proteção nos ouvidos.

Fonte da imagem: http://www.radioreloj.cu/es/revista-semanal/la-musica-alta-no-sinonimo-alegria/

– AÇÚCAR: O excesso de insulina pode prejudicar os estímulos elétricos das vias neurais  o que inclui aquelas que levam informações do ouvido para o cérebro. Evite alimentos com açúcar.

Fonte da imagem: https://veja.abril.com.br/ciencia

Em caso de zumbido no ouvido ou qualquer alteração na sua saúde auditiva, não hesite procurar um audiologista!