Não conhece MIOCLONIAS? Vem ler esse texto que a gente conta para você!

10/08/2018 | Cantinho da Terapia Ocupacional

Mioclonias são espasmos rápidos e repentinos, contração muscular em um músculo ou grupo de músculos. Também pode envolver vários músculos simultaneamente. Quando se está adormecendo ocorre um sobressalto (ou contração muscular), como se a pessoa tivesse levado um susto.

Há relatos e estudos que comprovam que doses elevadas de alguns medicamentos, como antidepressivos e os utilizados para doença de Parkison (levedopa),  podem ser desencadeadas as  mioclonias.

Em alguns casos há recorrentes intercorrências como insuficiência renal, ou hepática, lesões cerebrais devido a vírus ou parada cardíaca, alterações metabólicas, privação de oxigênio, traumatismo craniano,  doença de Alzheimer, transtornos convulsivos, dentre outros.

Podem ser moderada ou grave, espasmos rápidos ou lentos, ritmados ou não. Podem ocorrer de vez em quando ou frequentemente. Ocorrem espontaneamente ou ser acionada por estímulo, como um ruído, luz ou movimento súbito.

O diagnóstico é estabelecido em função dos sintomas e testes são realizados para identificar as causa. Os testes/ exames feitos são avaliação do médico, exame de sangue, ressonância magnética e encefalografia.

O tratamento se faz de acordo com a causa, utilizando de medicamentos e de reabilitação com os profissionais das áreas especializadas que se fizerem necessárias.

 

Referências:
Adaptado do site: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-cerebrais,-da-medula-espinal-e-dos-nervos/doen%C3%A7as-do-movimento/mioclonias#resourcesInArticle