Vamos entender a relação entre saúde infantil e as histórias. Estudos mostram que a leitura faz bem para as crianças de várias formas:
Orientamos que as famílias convidem as crianças para ler, por exemplo, que escolham livros da preferencia das crianças. Que peguem os livros pra folhear, conversem sobre a capa, as imagens. Durante a leitura, podemos pedir para as crianças falarem o que estão entendendo sobre a história, o que acham que cada personagem está pensando ou sentindo.
Para as crianças que já estão lendo… que tal praticar? Por exemplo, se surgir uma palavra nova, ela pode tentar adivinhar o significado sozinha, pelo que está entendendo da história. Aí lembramos de elogiar a criança pelo esforço.
Mas e para aquelas pessoas que não sabem ler?
As pessoas podem contar histórias que ouviram de seus pais ou avós, casos de antigamente, conversar sobre as imagens do livro e até inventar novas histórias. Hoje na internet conseguimos ouvir gravações de histórias e livros. Tem livros que vem com CDs em que podemos ouvir seu conteúdo. Um exemplo é de um autor que mora aqui em Diamantina, o Adelsin. Ele publicou há pouco tempo o livro “Histórias da Menina da Rua da Ponte…” Que conta as histórias que ele ouvia de sua mãe que era professora no Vale do Mucuri. O livro acompanha CDs com as histórias.
Mas e quem não tem recursos para comprar livros?
Podem procurar bibliotecas publicas, das escolas e eventos como a Feira Livro. A Feira Livro é um encontro aberto em praça pública voltado para o público infantil e famílias. A feira terá espaço para leitura e contação de histórias, brincadeiras, além de cordel de livretos produzidos durante o 32º Festivale. O evento é aberto à participação de toda comunidade. A próxima Feira Livro será realizada neste sábado, 11 de março, na Praça Niemeyer, em Diamantina. O evento vai das 9h às 12h. A Feira Livro é uma realização do Projeto de Extensão Lugar de Saúde também é na Escola!, da Faculdade de Medicina (Famed) da UFVJM (www.facebook.com/saudeinfantilnaescola).