A leitura e histórias podem melhorar a saúde de suas crianças… entenda como

09/03/2017 | CER Informa

Vamos entender a relação entre saúde infantil e as histórias. Estudos mostram que a leitura faz bem para as crianças de várias formas:

  • O vínculo da criança com quem está lendo fica mais forte. Ao passarmos aquele tempo juntos, podemos conversar sobre os assuntos da história do livro. Pode ser um momento pra falar sobre emoções e sentimentos. Por exemplo, o livro “Chapeuzinho Amarelo”, do Chico Buarque e do Ziraldo, fala sobre medos.
  • A leitura estimula atenção, memória, raciocínio, imaginação, vocabulário, diminui hiperatividade e agressividade. Melhora a capacidade de se expressar e de comunicar. As crianças entram em contato com diferentes ideias e pontos de vista.
  • Ajuda também na qualidade do sono. Na hora de dormir que tal desligar a TV e contar uma história?
  • A leitura é valiosa porque estimula uma habilidade muito importante pra saber conviver em sociedade, a empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Ao ouvir uma história a criança se transporta pro mundo dos personagens e vive como se fosse um deles. Isso vai ajudar quando estiver vivendo alguma situação parecida.
  • Inclusive, a Sociedade Brasileira de Pediatria (https://www.sbp.com.br/campanhas/em-andamento/receite-um-livro/) recomenda que os médicos receitem livros para crianças e famílias. Isso mesmo! Na receita do Pediatra pode estar a vacina da febre amarela e o livro da “chapeuzinho amarelo”, no caso da criança ter medo de agulha.

 

Dicas para leitura com as crianças

Orientamos que as famílias convidem as crianças para ler, por exemplo, que escolham livros da preferencia das crianças. Que peguem os livros pra folhear, conversem sobre a capa, as imagens. Durante a leitura, podemos pedir para as crianças falarem o que estão entendendo sobre a história, o que acham que cada personagem está pensando ou sentindo.

Para as crianças que já estão lendo… que tal praticar? Por exemplo, se surgir uma palavra nova, ela pode tentar adivinhar o significado sozinha, pelo que está entendendo da história. Aí lembramos de elogiar a criança pelo esforço.

Mas e para aquelas pessoas que não sabem ler?

As pessoas podem contar histórias que ouviram de seus pais ou avós, casos de antigamente, conversar sobre as imagens do livro e até inventar novas histórias. Hoje na internet conseguimos ouvir gravações de histórias e livros. Tem livros que vem com CDs em que podemos ouvir seu conteúdo. Um exemplo é de um autor que mora aqui em Diamantina, o Adelsin. Ele publicou há pouco tempo o livro “Histórias da Menina da Rua da Ponte…” Que conta as histórias que ele ouvia de sua mãe que era professora no Vale do Mucuri. O livro acompanha CDs com as histórias.

Mas e quem não tem recursos para comprar livros?

Podem procurar bibliotecas publicas, das escolas e eventos como a Feira Livro. A Feira Livro é um encontro aberto em praça pública voltado para o público infantil e famílias. A feira terá espaço para leitura e contação de histórias, brincadeiras, além de cordel de livretos produzidos durante o 32º Festivale. O evento é aberto à participação de toda comunidade. A próxima Feira Livro será realizada neste sábado, 11 de março, na Praça Niemeyer, em Diamantina. O evento vai das 9h às 12h. A Feira Livro é uma realização do Projeto de Extensão Lugar de Saúde também é na Escola!, da Faculdade de Medicina (Famed) da UFVJM (www.facebook.com/saudeinfantilnaescola).