Importância da água na saúde do idoso

19/09/2018 | CER Informa

A água é fundamental para o funcionamento do nosso organismo por isso é considerada o nutriente mais importante da nossa vida. Ela desempenha papel importante na regulação de muitas funções do corpo humano, como: regulação da temperatura corporal, transporte de nutrientes, eliminação de substâncias tóxicas, melhora a digestão, controla a pressão sanguínea, dificulta a formação de cálculos renais melhorando o funcionamento dos rins, mantem a pele hidratada, aumenta a resistência física, diminui o risco de infarto, fortalece as defesas do corpo e é boa para memória.

No entanto, com o passar dos anos, o nosso corpo vai perdendo a capacidade de reter líquidos e a quantidade de água no corpo humano diminui, chegando a apenas 50% podendo ocorrer a desidratação. Outro fator que contribui para a desidratação nos idosos é a perda da capacidade de perceber que estão com sede. Sendo que a sede já é o sinal de que o nosso corpo já está desidratado, beber água regularmente é fundamental para se evitar danos à saúde.

Não se deve esperar pela sede para beber água, pois quando ficamos com sede significa que o nosso organismo já necessita de água há algum tempo. Sintomas como boca seca, mal estar, diminuição da produção de saliva e respiração acelerada pela boca são sinais de que o corpo necessita de ingestão imediata de água. Por isso, recomenda-se o consumo de no mínimo 6 copos (200 mL) de água por dia e o restante através dos alimentos. É importante a ingestão de líquidos, em pequenas quantidades entre as refeições, independente da sede e de forma constante.

Confira algumas dicas para se manter sempre hidratado: coma frutas ricas em líquido como melancia, melão, abacaxi e laranja, consideras as frutas que mais possuem líquido e são ótimas para ajudar a repor a água no organismo. Faça chás e sucos naturais, esses são outros dois importantes aliados que podem manter a hidratação em dia. E prepare receitas com bastante água, como algumas receitas que precisam de muitos líquidos tais como sopas, ensopados, entre outros. Assim você não precisa contar somente com os copos de água para ficar hidratado.

Referência
DIAS, T. D. P. Hidratação em idosos, Projeto “Água Viva!”. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação para a saúde) – Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, Coimbra.