No dia 09 de Dezembro de 2019, aconteceu no CER Diamantina o Encontro anual de Fonoaudiólogos descentralizados da Rede, comemorando também o dia do Fonoaudiólogo no Brasil.
Os encontros têm o objetivo de capacitar e atualizar os fonoaudiólogos descentralizados sobre temas atuais na saúde auditiva. E para o encontro de 2019 não foi diferente, o evento contou com uma série de palestras e treinamentos voltados aos fonoaudiólogos de modo que lhes agregou conhecimento e técnica ao belo trabalho que já fazem em seus municípios, ajudando cada vez mais os pacientes deficientes auditivos.
A primeira palestra abordou sobre o novo programa estadual da saúde auditiva na infância, que envolve o programa estadual de Triagem Auditiva Neonatal e a Saúde Auditiva do Escolar. Foram convidadas as referências estaduais: Ana Carolina de Araújo Leite (Referência Técnica de Saúde Auditiva, Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência – CASPD/SES-MG) e Joseane Mariluz Martins de Carvalho (Coordenadoria de Programas de Promoção da Saúde e Controle do Tabagismo, Diretoria de Promoção da Saúde DPS/SES-MG).
Além dos Fonoaudiólogos descentralizados, também foram convidados para esse momento os profissionais da Atenção Primária do município de Diamantina, bem como as equipes de enfermagem e pediatria do Hospital Nossa Senhora da Saúde (HNSS), cuja maternidade é referência na região para gestação de alto risco e tratamento intensivo para neonatos e crianças (UTINP). Foram esclarecidos aos profissionais sobre o novo fluxo, os instrumentos de avaliação, estratégias de implantação e esclarecidas dúvidas que os mesmos apresentaram no momento.
A fonoaudióloga Flávia Fernandes apresentou o novo fluxo da triagem auditiva neonatal, que entrará em vigor em breve, quando estiverem assinados os termos de compromisso entre o serviço/município/estado.
Neste mesmo encontro, a gerente da reabilitação auditiva Jade F. Oliveira demonstrou em gráficos o absenteísmo nos atendimentos da Reabilitação Auditiva de 2018 e a importância do aproveitamento máximo das vagas e frequência dos pacientes ao serviço para um bom resultado na reabilitação, efetividade no tratamento e otimização de custos com transporte nos municípios.
O evento foi encerrado com oficinas terapêuticas elaboradas pelas fonoaudiólogas da equipe de Reabilitação auditiva: Alessandra Freitas, Alessandra Santos, Desiane Nunes e Flavia Fernandes. Durante as oficinas foi passado às fonoaudiólogas descentralizadas aspectos que podem ser trabalhados em terapia fonoaudiológica em seus municípios, sendo passadas estratégias terapêuticas de reabilitação e pequenos reparos em aparelhos auditivos. Foi explanado também sobre o aleitamento materno, contando com a parceria da Técnica em Enfermagem Nubia, colaboradora da maternidade do HNSS.
Agradecemos em especial a colaboração dos nossos patrocinadores Starkey do Brasil S/A e Ortopedia Santos e Ferreira LTDA, fornecedores parceiros do CER, que nos apoiaram com coffee breack e materiais de divulgação.
Também agradecemos pela participação das Referências Técnicas Estaduais Ana Carolina e Joseane que prontamente se disponibilizaram a participar, mesmo a distância. Nosso agradecimento também a Atenção Primária do município de Diamantina e equipe da Maternidade e Pediatria do HNSS. E não podemos deixar de agradecer a todos os fonoaudiólogos da rede que, no seu dia 9 de dezembro, saíram de seus municípios e enfrentaram estrada com chuva para estar conosco nessa data que foi tão especial!
E você pensa que parou por ai…? Mesmo em meio a Pandemia que estamos vivendo, a Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência está a todo vapor. O CER Diamantina está preparando novas capacitações, mas agora na modalidade virtual, a fim de que todos mantenham as medidas de prevenção ao COVID-19 e também mantenham-se atualizados. Acompanhe as novidades em nossos canais de comunicação oficiais e aproveite os conteúdos.