Fique atento!!!
Atualmente a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, 10ª revisão (CID 10), define Transtornos Específicos do Desenvolvimento das Habilidades Escolares como: Perturbações que interferem significativamente nas realizações escolares ou nas atividades da vida diária nos quais ambas as habilidades, aritméticas e de leitura ou do soletrar, estão significativamente comprometidas, mas na qual o transtorno não é explicável apenas em termos de retardo mental ou aprendizagem inadequada (OMS, 2003).
Acredita-se que não há uma causa única para o fracasso escolar, mas sim uma junção de fatores que interagem entre si, são eles: criança, família e a escola. Tais fatores imobilizam o desenvolvimento do sujeito e do sistema familiar, em um determinado momento, no entanto quando os pais e a escola oferecem compreensão e ajuda adequada, muitas crianças demonstram melhora acentuada. (MIRANDA; MARTINS, 2002).
As identificações das Dificuldades de Aprendizado devem ser feitas o mais precocemente possível, tais como desatenção, baixo rendimento escolar, problemas familiares, alterações visuais entre outros. Assim, os profissionais (especialmente os educadores e professores) e os pais devem estar atentos a um conjunto de sinais, que a criança exiba, contínua e frequentemente. (OLIVEIRA; CASTANHRO 2008).
O Terapeuta Ocupacional vêm atuando como facilitador para que haja maior interação entre o aluno, seus educadores e familiares realçando o bem-estar emocional da criança, que muitas vezes é motivo de exclusão nesse contexto. Além disso, são apresentados subsídios para a prática, favorecendo a relação entre educadores e alunos a fim de que se sintam dignos e capazes de aprender e produzir, sendo esta relação favorável ao pleno desenvolvimento do educando, o Terapeuta Ocupacional tem como objetivo a adaptação do aluno em ambiente diversos cultural, físico, social e Institucional. (MIRANDA; MARTINS, 2002).