No dia 14 de maio foi comemorado o Dia Internacional de Conscientização à Apraxia de Fala na infância (AFI).
No levantamento mais recente, feito pela American Speech and Hearing Association (ASHA), em um grupo de mil crianças na faixa de 1 a 5 anos de idade, 10 delas apresentaram algum distúrbio de comunicação. Dessas, de 3 a 5% foram disgnosticadas com Apraxia.
Apesar do grande número de acometimentos, distúrbio de AFI ainda é pouco conhecido em nosso país.
A Apraxia é um distúrbio de origem neurológica que consiste no envio incorreto de informações para o cérebro planejar e executar determinados movimentos.
Ela pode ser classificada como Global (quando acontece em várias partes do corpo), Oral (na boca e seus movimentos) e/ou Fala (ou verbal, na qual a dificuldade é específica para a produção dos sons da fala).
Os fatores que causam a Apraxia não são totalmente conhecidos e esse distúrbio pode acontecer (ou não!) em paralelo com outros, por exemplo, com o Transtorno Sensorial ou do Espectro Autista.
Vale ressaltar que, como em qualquer distúrbio, os sinais de Apraxia de Fala podem variar em menor ou maior grau e em presença/ausência, o que torna o diagnóstico bem complexo.
As orientações são que, ao menor sinal de dificuldade ou atraso de fala procure um fonoaudiólogo para que seja realizada uma intervenção adequada e precoce que vise o treinamento intensivo de fonoterapia, e que possibilite uma melhor comunicação das nossas crianças!