No dia 21 de março a equipe da Reabilitação Intelectual do CER Diamantina organizou um encontro entre pessoas que apresentam Síndrome de Down que realizam tratamento semanal na instituição e seus familiares.
O objetivo do encontro foi homenagear as pessoas que possuem a síndrome no dia a elas dedicado. Além disso, trocar experiências e passar informações sobre as características e os tratamentos para os sintomas que podem acomete-las. Como os pacientes são de idades variadas (bebês, crianças e adolescentes) foram discutidos assuntos como estimulação precoce, escolarização e projetos futuros.
Outro aspecto importante tratado, foram os exemplos diversos de como as pessoas com Síndrome de Down, se forem incentivadas por seus familiares e realizarem tratamentos adequados, podem se desenvolver plenamente. A pessoa com síndrome de Down é capaz de brincar, aprender, se divertir e trabalhar. Poderá aprender a ler e escrever e como qualquer criança deverá frequentar a escola e desenvolver suas habilidades.
O encontro foi um momento de aprendizagem, troca de experiências e principalmente confraternização entre todos aqueles que lutam pela inclusão, não só de pessoas com Síndrome de Down, mas de todos que possuem uma deficiência e devem ter seus direitos garantidos, ocupar seu lugar na sociedade e viver feliz e dignamente.