CER e Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso informa:
Envelhecer faz parte da vida do ser humano, ser idoso faz parte do ciclo da vida. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o número de idosos em alguns anos deverá superar o número de crianças e jovens.
Em nossa sociedade envelhecer, por muitas vezes, é considerado passar da atividade para a passividade, e que ficam evidentes em algumas falas cotidianas como: “lugar de velho é em casa”, “está parecendo criança, agora quer participar de tudo”, “velho não tem mais nada para aprender”. Isso faz com que muitos idosos se sintam limitados e isolados e por muitas vezes perdem a razão de viver.
A família, a comunidade e a sociedade precisam dignificar as pessoas idosas, assegurando-lhes participação na comunidade, defendendo sua liberdade, autonomia, bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida – promovendo assim o Envelhecimento Ativo. É necessário estimular os idosos a participarem dos grupos voltados para a terceira idade, de dança, artesanato, realizar viagens, caminhadas, a manterem-se atualizados, e desta forma, promover melhoria da sua qualidade de vida. Para se ter um envelhecimento saudável é importante seguir algumas dicas: