No dia 23/02/17, a oficina “mães a obra” coordenada pelas profissionais Fernanda Neves (terapeuta ocupacional) e Keity Avila (fisioterapeuta) realizou uma atividade carnavalesca! As mãe confeccionaram mascaras para as crianças pularem o carnaval.
A oficina é realizada no CER IV de Diamantina todas as quintas de 11:00h as 11:30h e apresenta como foco a produção e orientação das mães de pacientes com diagnóstico de paralisia cerebral do tipo quadriparesia/ quadriplegia em quadro de comunicação oral restrita/ausente e cognitivo com lesão moderada a severa.
A oficina consiste em uma semana, as mães produzirem recursos funcionais que irão contribuir para o desenvolvimento dos seus filhos e na outra com auxilio e intervenção das profissionais utilizarem os mesmo com as crianças, com intuito de serem orientadas.
Tais recursos proporcionam dentre outros ganhos a amplitude de movimento, melhora da coordenação motora (fina e grossa), atenção, concentração, estimulação tátil, auditiva e visual; alongamento dos membros superiores e inferiores, adequação postural, interação e socialização.
Esta atividade, além de todos os objetivos citados a cima, realizou a contextualização de uma data/evento que consta no calendário e é comemorada por todo Brasil.