Benefícios de uma alimentação saudável na saúde do homem

27/11/2018 | CER Informa

 

 

O desenvolvimento do câncer está associado a fatores endógenos, ambientais e da interação entre eles, sendo as escolhas alimentares, um dos principais fatores. Existem evidências científicas que o aparecimento deste tipo de câncer é favorecido pelos hábitos alimentares inadequados, como o consumo de alimentos hipercalóricos e hiperlipídicos, ricos em ácidos graxos saturados e pobres em vitaminas, minerais e fibras. Assim, como ação preventiva ao cancêr e outras doenças crônicas, o homem deve aderir a uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal. Além de procurar outros hábitos de vida saudáveis, como, fazer atividade física, manter o peso adequado, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Um dos nutrientes que contribui para a saúde do homem e é encontrado em alimentos que tem cor avermelhada, como tomate, goiaba e melancia é o licopeno. Um carotenoide com ação antioxidante que pode ajudar na prevenção do câncer de próstata através do controle do crescimento desordenado das celulas, além de prevenir problemas cardiovasculares e controlar a pressão arterial. O uso do tomate na prevenção do câncer é facilitado pelo fato desse ser um alimento comum, presente em muitas preparações. Tanto o tomate in natura como seus derivados são considerados alimentos saudáveis pelo baixo teor calórico e lipídico, estando portando livre de colesterol e por ser uma boa fonte de fibra e proteína. È importante lembrar também que o processamento térmico do tomate melhora a absorção do licopeno pelo organismo facilitando assim sua utilização.

Então seguem algumas dicas para se aproveitar melhor os nutrientes do tomate: Evite temperatura muito altas em sua cocção (superiores à 120ºC), pois essa temperatura pode diminuir a quantidade de licopeno do tomate; Se for fazer um molho de preferência ao azeite extra virgem por ser uma gordura insaturada que eleva a absorção do licopeno pelo osganismo e sua atividade antioxidante.

 

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Tipos de câncer. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: <http:// http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata/>.
CHEN, J. et al. Lycopene/tomato consumption and the risk of prostate cancer: a systematic review and meta-analysis of prospective studies. J Nutr Sci Vitaminol, Tokyo, 2013.