Curso de atualização em aparelhos de amplificação sonora individual
Os aparelhos auditivos são as principais ferramentas no tratamento da perda de audição, seja qual for a causa e a idade do paciente. Eles são pequenos dispositivos eletrônicos que têm a capacidade de auxiliar as pessoas a voltarem a ouvir, pelo menos em parte, e retomarem a sua qualidade de vida.
O processo de avaliação audiológica é muito importante e dinâmico. É através dele que ocorre a caracterização da perda auditiva (grau, tipo e configuração), a determinação das necessidades e expectativas, a seleção do AASI, sendo escolhidas suas características físicas e eletroacústicas.
Pensando nessa complexidade, o CER Diamantina, através dos recursos do PRONAS/PCD, realizou nos dias 20 e 21 de abril de 2018, o curso de atualização em Indicação e Adaptação de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) para a equipe de fonoaudiólogas da Reabilitação Auditiva. Curso ministrado pela renomada Fonoaudióloga Renata Jacques.
O Curso teve como objetivo de promover a capacitação e atualização de profissionais para atuação na Indicação, Seleção e Adaptação de AASI e outras tecnologias disponíveis para a Reabilitação da Pessoa com Deficiência Auditiva.
A Reabilitação Auditiva e os AASI
O CER Diamantina oferece diversos tipos de aparelhos, dentre eles os mais indicados são: retroauriculares (encaixados atrás da orelha) e os intra-auriculares (ficam dentro da orelha). A escolha do aparelho auditivo ideal para cada paciente dependerá do seu estilo de vida, do formato da orelha, da largura e profundidade do conduto auditivo e das suas necessidades diárias. E isso será feito no momento da avaliação no serviço.
Os Aparelhos retroauriculares são indicados para usuários com perdas auditivas mais severas ou condutos auditivos menores, crianças, dentre outros. Todos os componentes eletrônicos dos aparelhos auditivos estão situados no invólucro que fica atrás da orelha. Um molde auricular personalizado e um tubo direcionam o som para dentro do ouvido. O paciente poderá controlar com facilidade o volume e selecionar os programas na maioria dos aparelhos retroauriculares.
Já os aparelhos intra-auriculares são indicados para a maioria das perdas auditivas menos severas. Geralmente, são pequenos como uma capsula auricular e se encaixam na parte externa do canal auditivo. Dependendo do tamanho do canal auditivo, um aparelho auditivo intra-auricular pode ser relativamente discreto. A concha contém toda a parte eletrônica essencial e é excelente para pessoas com maior demanda estética.
Lembrando sempre que o tipo de aparelho é escolhido de acordo com o grau de perda auditiva e a aceitação de cada pessoa.
O melhor aparelho auditivo para os pacientes deve ser avaliado por um profissional qualificado (Fonoaudiólogo). O fonoaudiólogo vai sempre prestar orientações quanto à escolha do aparelho auditivo.
O aparelho auditivo irá oferecer a pessoa, com dificuldade auditiva, uma melhor audição dando uma melhor percepção de fala e outros sons. O aparelho auditivo, no entanto, não pode recuperar a audição tornando-a normal novamente.