SUGESTÕES FONOAUDIOLÓGICAS DE BRINCADEIRAS PARA O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL

15/07/2020 | Acontece no CER, Aconteceu no CER

Nesta semana sugerimos mais três atividades que podem ser incorporadas no dia-a-dia das crianças e que favorecem tanto o sensorial, quanto na estimulação das interações sociais e na aquisição da Linguagem.

É essencial que papais, mamães, e os demais integrantes da família compreendam que o “brincar” é uma atividade que irá auxiliar a criança no seu desenvolvimento global, possibilitando que ela aprenda a relação de conceitos, relacione ideias, estabeleça relações lógicas, desenvolva a comunicação (verbal e não-verbal), desenvolva a expressão facial e corporal, melhore a função social e construa a aprendizagem.

Habilidades trabalhadas nestes jogos: coordenação motora, atenção, concentração, agilidade, interação, Linguagem e fala, e, socialização.

  • HISTÓRIAS!Conte histórias para seu filho (a). Estabeleça na rotina de vocês o dia e o momento da história. Crianças amam ouvir história e a mesma, contada de forma envolvente possibilita além da ampliação do vocabulário a introdução da criança no mundo simbólico e do faz-de-conta.
  • Lembrando que para crianças menores (0 à 4 anos) o enredo deve ser curto, contendo figuras, humor e mistério, com repetição dos elementos para a manutenção da atenção.
  • É importante a utilização de bichinhos, brinquedos ou animais com características humanas, ou seja, que falam e têm sentimentos (pode-se utilizar voz em entonações diversas – grave, aguda, etc.).

LEMBREM-SE! Ser brincante é papel da criança, e quando ela brinca de forma satisfatória, aumenta a chance de um melhor desempenho em outros papéis ocupacionais.

Divirtam-se!