A aproximação com a realidade de pessoas com deficiência visual faz com que percebamos a vida de uma forma diferente. Quando a pessoa é privada do sentido da visão ( Cegueira e baixa visão), seja por questões congênitas ou adquiridas, necessitará de um apoio familiar, social e assistencial de saúde para o desenvolvimento de habilidades que, consequentemente, melhorará seu desempenho ocupacional.
O grupo “Ver Com As Mãos”, criado em agosto de 2018 e aprovado pela Gerente Técnica Jade Ferreira dos Santos, coordenado pelas Profissionais da reabilitação visual: Profissional de Orientação e Mobilidade Marcela Sant’Ana, Psicopedagoga Sulene Oliveira e psicóloga Andrezza Dornas, tem como objetivo oferecer para os pacientes da Reabilitação Visual a oportunidade de conhecer, apreciar, fazer artes, proporcionar vivências práticas, desenvolver habilidades físicas e cognitivas, que irão auxiliar no desenvolvimento e/ou manutenção de habilidades ocupacionais.
O grupo é realizado com os pacientes da Reabilitação Visual do CER Diamantina, onde os pacientes da reabilitação realizam atividades de pintura, artesanato, participam de oficinas, saídas externas a lugares de convívio social com o intuito de fortalecer a autonomia dos sujeitos, o conhecer no que se consiste a deficiência visual e as formas que o ser humano descobriu para facilitar a vida diária faz com que as pessoas aprendam formas diversificadas de viver. Existem sempre muitas novidades acontecendo, os pacientes através das vivências propostas, participam da vida social, econômica, cultural e política da sociedade, fazem visitas a espaços culturais, rede de comércios, rede bancária,escola, dentre outras, ampliando as oportunidades de inclusão social. Nessas atividades externas, eles são orientados e têm vivências diferentes, experimentam o mundo e compartilham códigos de sociabilidade com pessoas