A crise nos oferece oportunidades de desenvolvimento e inovação. E o CER Diamantina não deixou passar essa oportunidade. Realizamos entre os dias 01 a 05 de junho de 2020 o Encontro Anual dos Fonoaudiólogos da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência. Este encontro é promovido pela equipe de fonoaudiólogos do CER Diamantina e realizado todos os anos de forma presencial, porém, diante de um cenário de pandemia que estamos vivendo atualmente, evitando formar aglomerações, o evento foi realizado na modalidade à distância, de maneira virtual, com utilização de plataforma de reuniões gratuitas.
Nesse encontro tivemos a possibilidade de atualização e capacitação dos fonoaudiólogos sobre diversos assuntos, mas que abordavam o mesmo tema central: Desafios do atendimento fonoaudiológico durante a pandemia.
No dia 01 de junho tivemos 2 participações especiais, no período da manhã tivemos um bate papo com o Fonoaudiólogo Raimundo de Oliveira Neto, presidente do CREFONO 6 e com a Fonoaudióloga Cláudia Ugatti, fiscal do CREFONO 6. Ambos esclareceram sobre os aspectos éticos do atendimento fonoaudiológico no período de pandemia, utilização de plataformas para teleatendimento e telemonitoramento. Os fonoaudiólogos tiveram a possibilidade de tirar dúvidas sobre o assunto, com certeza acrescentou bastante a todos.
Ainda no dia 01 de junho, no período da tarde, nosso encontro foi com a fonoaudióloga Gabriela Cintra Januário, da CASPD SES/MG, que falou sobre a Triagem Auditiva Neonatal durante a Pandemia. A participação dela foi muito especial pois num período como o que estamos vivenciando há muitas incertezas e receios sobre os atendimentos aos pacientes e ela esclareceu bastante a respeito do assunto.
No dia 02 de junho as fonoaudiólogas do CER Diamantina dos setores de reabilitação auditiva, física e intelectual, Alessandra Freitas, Alessandra dos Santos, Desiane Nunes, Flavia Fernandes, Grazielle Sena e Rita Cordeiro, explanaram sobre como estão sendo os atendimentos fonoaudiológico no CER Diamantina nesse período de pandemia, sendo demonstrado e compartilhado materiais que estão sendo utilizados.
No dia 03 de Junho, as fonoaudiólogas da reabilitação auditiva fizeram uma oficina sobre cuidados com o aparelho auditivo, retirando dúvidas sobre manipulação de AASI e pequenos reparos. Houve uma boa participação dos fonoaudiólogos, retiradas dúvidas e realizados esclarecimentos. Essa oficina possibilitará aos fonoaudiólogos atenderem uma boa parte da demanda dos pacientes em seus municípios, facilitando a adaptação com os aparelhos auditivos e garantindo o acesso ao atendimento o mais próximo de sua residência, como preconiza o modelo de Redes de Atenção à Saúde.
No dia 04 de junho contamos com a participação da psicóloga Andrezza Dornas, representando a equipe de Psicologia do CER Diamantina, com uma palestra super interessante sobre a ansiedade e outros aspectos psicológicos que afetam o trabalho do profissional da saúde durante o período de pandemia. Todos os participantes se sentiram confortados ao ouvir as palavras de Andrezza e foram super receptivos às dicas e orientações da mesma.
No último dia, 05 de junho, tivemos uma oficina de recursos terapêuticos fonoaudiológicos com as fonoaudiólogas da reabilitação física e intelectual, foi compartilhado conhecimento, dicas e materiais para os colegas e demonstrado como fazer adaptações com materiais reciclados para promover uma boa e efetiva terapia fonoaudiológica. Foi muito produtiva e interessante, muitos fonoaudiólogos ficaram interessados em utilizar dos recursos em seus municípios, acrescentando mais atividades em seus atendimentos.
A princípio, o encontro estava programado para o mês de maio, mas com o anúncio da pandemia, foi logo cancelado. Entretanto, o desejo de inovar presente na equipe do CER Diamantina possibilitou levarmos conhecimento, experiências e motivação aos nossos colegas da Rede, uma vez que o encontrou foi remodelado possibilitando sua execução.
A equipe de Fonoaudiólogos do CER Diamantina agradece o apoio da Provedoria da Irmandade Nossa Senhora da Saúde e da Direção, na pessoa da provedora Themis Maria Mandacarú e da Diretora Tereza Cristina Santiago e Faria. Agradecemos também às gerentes das reabilitações, Jade Oliveira e Vanessa Aguilar, que além do apoio, viabilizaram a execução do evento. E por fim, não menos importante, agradecemos a todos os colegas fonoaudiólogos da Rede que participaram conosco desse momento ímpar! Esperamos que esse evento tenha feito diferença no trabalho de cada um em seu município. -19 e também mantenham-se atualizados. Acompanhe as novidades em nossos canais de comunicação oficiais e aproveite os conteúdos.