O TDAH é um quadro clínico muito prevalente na infância e na adolescência, podendo ser resultado da interação de alguns fatores, genéticos e ambientais. O diagnóstico do TDAH é predominantemente clínico tendo como sintomas, a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade de acordo com os critérios estabelecidos pelo Diagnostic and Statistical Manual of Mental Health Disorder (DSM5). Estes sintomas podem levar a um comprometimento nas atividades cotidianas, na vida acadêmica e nas relações sociais.
Estudos têm demonstrado alterações nas Funções Executivas nos portadores de TDAH, o que inclui dificuldade na resolução de problemas, flexibilidade mental, inibição cognitiva e comportamental, controle motor e auto-regulação.
Devido a essas alterações nas Funções Executivas, principalmente déficits de atenção e de controle inibitório, pessoas com TDAH podem apresentar dificuldades de linguagem e atraso na fala. Os aspectos da linguagem mais prejudicados nesses escolares são o fonológico, o sintático e o pragmático.
Habilidades como a memória operacional, a consciência fonológica e a nomeação automática também podem estar prejudicadas nesses indivíduos, o que trará como consequência alterações nas habilidades de leitura (decodificação de uma palavra, por exemplo, quando o escolar começa a ler corretamente o início de uma palavra e depois inventa o restante; e compreensão/interpretação de texto), e escrita (cópia, ortografia e organização das ideias, para elaboração de respostas ou produção textual, por exemplo).
Segundo estudos, cerca de 80% dos casos de TDAH sem tratamento adequado apresentam baixo rendimento escolar, sendo que destes, por volta de 45% repetirá pelo menos um ano escolar. O TDAH pode estar associado, à cerca de 30%, com transtornos específicos de aprendizagem como a dislexia, a disgrafia e a discalculia.
Como um dos principais sintomas do TDAH é a desatenção, o fonoaudiólogo atuará para que a atenção da criança seja aprimorada. Além disso, o profissional auxiliará nas habilidades relacionadas com a comunicação oral que pode igualmente estar prejudicada. Esse transtorno pode abrir a porta para outros transtornos, como o da leitura oral e escrita, por exemplo.
Além da dislexia (que é um transtorno específico da leitura), pessoas com TDAH, também podem ter uma alteração do processamento auditivo (como causa primária ou secundária), que poderá contribuir para o aumento das dificuldades em fase escolar.
O fonoaudiólogo é o profissional que atua na promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia e aperfeiçoamento da comunicação humana, em todos os seus aspectos. Dentre as áreas de competência deste profissional está o aprimoramento das habilidades de linguagem oral, compreensão e escrita.
A intervenção fonoaudióloga à pessoas com TDAH visa aprimorar as habilidades comunicativas, como a organização do discurso e a ampliação do repertório linguístico, o processamento auditivo, com atividades para aperfeiçoar as habilidades de atenção auditiva, fechamento auditivo, memória auditiva, figura-fundo para sons linguísticos e a consciência fonológica, favorecendo assim, na aquisição da Linguagem, no desenvolvimento da fala, no processo de desenvolvimento acadêmico, bem como interação e socialização.
O fonoaudiólogo também atua na orientação à família e à escola, auxiliando coordenadores e professores a encontrarem uma melhor maneira de conduzirem estas pessoas ao sucesso acadêmico.
Sugestões para intervenções em sala de aula ao TDAH
Há uma grande variedade de intervenções específicas que o professor pode fazer para favorecer a criança com TDAH a se ajustar melhor à sala de aula:
Disponível em: https://www.tudosobretdah.com.br/a-fonoaudiologia-e-o-tdah/. Acesso em: 26 Ago 2019.
Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=-JivBAAAQBAJ&printsec=frontcover&dq=DSM5+pdf&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiln9W0y6DkAhW1HrkGHfYFBJkQ6AEIOTAC#v=onepage&q=DSM5%20pdf&f=false Acesso em: 26 Ago 2019.