Os distúrbios de aprendizagem envolvem uma incapacidade de adquirir, reter ou usar habilidades ou informações gerais, o que resulta em dificuldades com a atenção, com a memória ou com o raciocínio, e afeta o desempenho acadêmico da criança ou adolescente.
Os distúrbios de aprendizagem são bastante diferentes da deficiência intelectual, e ocorrem em crianças com desempenho intelectual normal ou mesmo elevado.
Nos dias de hoje, os distúrbios de aprendizagem são muito comuns: déficit de atenção, dislexia, hiperatividade, disgrafia e discalculia são alguns dos problemas que crianças podem apresentar na vida acadêmica:
É importante que os pais percebam se seu filho apresenta alguns destes sintomas e procurem um diagnóstico clínico, a fim de que a criança possa ser diagnosticada e atendida precocemente, favorecendo no processo de alfabetização e aprendizagem, além de promover a inclusão escolar e socialização desta criança ou adolescente no meio.
O tratamento envolve um apoio multidisciplinar e um plano de aprendizagem escolar realizado para as habilidades da criança.
O fonoaudiólogo e o pedagogo são profissionais que podem ajudar seu filho neste processo.