“Saúde é um estado do organismo que está em equilíbrio com o ambiente, mantendo as condições necessárias para dar continuidade à vida; é um estado habitual de equilíbrio mental, físico e psicológico e demonstração de força, vigor, robustez.”
A saúde então é um conjunto de fatores que “mantém” a vida. Mais do que realizar tratamentos, devemos cuidar para que não cheguemos a desenvolver malefícios à nossa saúde. Devemos prevenir qualquer agravo, qualquer feito ou evento que possa nos causar danos.
Na sociedade moderna está cada vez mais difícil prevenir danos à saúde. a maneira como o ser humano está construindo sua vida nem de longe é a mais saudável. O mercado de trabalho escasso, a crise econômica, a violência, a competitividade exacerbada, vem fazendo com que as pessoas ignorem ou deixem os cuidados com a saúde em último plano. O resultado disso são as doenças físicas e emocionais.
O que se pretende ressaltar aqui é a dificuldade que o ser humano vem tendo em favorecer, manter, ampliar sua saúde. É a dificuldade em adquirir uma qualidade de vida satisfatória. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações (The WHOQOL Group, 1995). A OMS também publicou o protocolo do “The world health organization quality of life assessment” (WHOQOL) que avalia seis domínios de bem estar: o físico, psicológico, o do nível de independência, das relações sociais, do meio ambiente e o dos aspectos religiosos, por meio de indicadores. Ou seja, esses domínios são capazes de demonstrar/avaliar o nível de qualidade de vida do ser humano.
Diante do exposto, percebe-se que cuidar da saúde/evitar doenças é fundamental para se adquirir e manter uma boa qualidade de vida.
É importante evitar tudo aquilo que possa colaborar para o surgimento da doença, mas principalmente ampliar tudo o que faz bem. Na dúvida, converse com os profissionais da saúde; eles podem orientar e ajudar a encontrar as melhores soluções para os problemas, mas principalmente auxiliar na prevenção desses fatores de adoecimento que estão cada dia mais evidentes na sociedade em que vivemos. Não podemos esquecer: Na saúde, qualidade é fundamental.