Bocha no CER – Diamantina

16/09/2016 | Aconteceu no CER, Eventos
Bocha

Em comemoração a Semana do Deficiente, e em decorrência das Paraolimpíadas 2016, ocorreu nesta quinta – feira (15/09) uma competição do Bocha Paralímpica entre os atletas (pacientes) do CER.

A prática da Bocha Paralímpica no CER ocorre de segunda-feira a sexta-feira, com uma hora de duração, supervisionados pela profissional da educação física Marcela Sant’Ana, a  fisioterapeuta Ana Paula de Mendonça e professora Lílian Rodrigues.

A atividade envolve participantes que apresentam diferentes graus de deficiência motora grave, sendo divididos e categorizados em classes distintas nomeadas com: BC1, BC2, BC3, BC4.

O jogo envolve a dinâmica onde cada participante poderá usar um grupo de bolas diferenciadas em duas cores, sendo elas vermelha e azul. Durante o jogo o participante deverá chegar o mais próximo da bola alvo de cor branca que é jogada inicialmente.

Os participantes que praticam a atividade desenvolvem habilidades motoras, cognitivas, e ainda elevam a autoestima. Além disso, esse esporte promove a inclusão social entre os envolvidos.

Durante o evento, foi realizada a competição de forma individual (lembrando que a Bocha pode ser praticada de forma indiviual, dupla ou em equipes) e o participante vencedor, Antônio Barbosa, foi premiado por uma medalha e os demais participantes, Geraldo Eliano, Adair Rocha, Adair Gomes e José Levi foram premiados através da simbologia da flores.

O evento, foi prestigiado por inúmeros pacientes e os diversos colaboradores desta Instituição, que vibraram e se envolveram muito durante todo o jogo.