No dia 12 de maio de 2016, foi realizado o I Encontro com Atenção Básica – capacitação de bexiga neurogênica e discussão sobre estomia e ferida, nas dependências do CER Diamantina e contou com a presença de profissionais das Estratégias Saúde da Família, dos municípios de Aricanduva, Carbonita, Couto Magalhães de Minas, Curvelo, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Francisco Badaró, Presidente Kubstichek, Virgem da Lapa e Virginópolis. Contou, também, com exposição de materiais por representantes da B. Braun e da Coloplast, tais como: dispositivos de estomias, cateteres vesicais, coberturas diversas para tratamentos de feridas, entre outros.
Durante o encontro pode-se estreitar relações com os profissionais das diversas localidades, trocar experiências sobre o tema em discussão e solucionar dúvidas inerentes a encaminhamentos de pacientes, acompanhamentos realizados no CER, além dos serviços diferenciais ofertados pela instituição. O objetivo do evento foi comunicar as redes de atenção à saúde a nível secundário e primário a fim de alinharmos o cuidado prestado aos portadores de deficiência assistidos pelo CER Diamantina, além de alcançarmos resultados mais satisfatórios quanto à atenção aos pacientes em reabilitação. Em momento oportuno de disscussões sobre pacientes portadores de feridas, ficou acordado entre a equipe de enfermagem do CER Diamantina e as demais equipes presentes sobre a conduta de referência e contra-referência desses pacientes.
A equipe de enfermagem do Centro Especializado em Reabilitação de Diamantina, composta pelos enfermeiros André Monteiro Lima Ruas, Patrícia de Oliveira Lima, Taysa Sant’Ana Ferreira e pelos técnicos de enfermagem Rafael Vieira Dâmaso e Rejane das Graças Dias, juntamente com a gerência de Reabilitação Física/ Intelectual Vanessa Cunha e direção Tereza Santiago, agradecem a participação de todos os profissionais e a parceria pelas Secretárias de Saúde que contribuíram para a disponibilidade de seus profissionais.
Por fim, mas não menos importante, não poderíamos deixar de homenagear a todas as equipes de enfermagem pelo seu dia. A seguir deixamos a nossa mensagem em especial:
“O que é ser enfermeiro?
É uma maneira de estar, de se apresentar ao mundo de braços abertos.
É um olhar atento ao pormenor, que foge à vista do senso comum.
É uma forma de viver para o próximo…sem nunca deixar de ser nós mesmos.
É carregar a missão de olhar pelo outro e dar tudo de si para que vidas sejam ajudadas.
Ser enfermeiro:
É estar presente, mesmo quando se está ausente…
É a palavra dita à pessoa certa, na hora certa.
É reparar em tudo, e em mais alguma coisa que ninguém mais repara no paciente.
É o paciente sentir-se protegido, como se um anjo o cuidasse.
É querer o melhor, afastando o pior.
Por que escolhi ser enfermeiro?
Escolhi estar presente na dor, porque já estive muito perto do sofrimento.
Escolhi servir ao próximo, pois sei que todos nós um dia precisamos de ajuda.
Escolhi o branco para transmitir a paz.
Escolhi ser enfermeiro e me dedicar à saúde, porque respeito a vida.
Ser enfermeiro é um mito… é mágico!”
(Autor Desconhecido)