Em virtude de uma publicação da Resolução do Conselho Federal de Fonoaudiologia, CFFa nº383 de 20 de março de 2010, o dia 20 de março começou a ser marcado como “Dia de Atenção à Disfagia” que dispõe sobre as atribuições e competências relativas à especialidade em Disfagia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia.
As alterações da deglutição são diagnosticadas e tratadas fundamentalmente por fonoaudiólogos, que são os profissionais aptos ao trabalho específico da função, mas conjuntamente, por médicos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas.
A disfagia não é uma doença, mas um sintoma de que alguma alteração pode estar ocorrendo durante a mastigação e/ou deglutição dos alimentos, sendo imprescindível a orientação e tratamento adequados, pois pode levar a consequências como desidratação, desnutrição, e até pneumonia, podendo levar ao óbito.
Cuidados durante a refeição devem fazer parte da rotina da pessoa disfágica: comer e engolir vagarosamente, manter a postura durante a alimentação e atentar-se a higiene bucal são medidas que devem ser feitas diariamente.
É importante que cuidadores e familiares supervisionem a alimentação destes pacientes, mesmo que eles tenham independência para se alimentar sozinhos, afim de auxiliar em qualquer dificuldade ou intercorrência, como tosse e engasgos ao se alimentar, evitando escape para as vias aéres.
A atenção e o auxílio às pessoas com dificuldades em deglutir são importantes para minimizar as complicações provocadas pela disfagia.
Durante a semana (de 19 a 23 de março/2018), o Setor de Fonoaudiologia do CER Diamantina realizará orientações aos pacientes, familiares e cuidadores.
Estejam atentos!
E lembre-se: Ao menor sinal de qualquer alteração ao se alimentar, procure um FONOAUDIÓLOGO!