Encontro com pacientes estomizados

25/11/2016 | Aconteceu no CER

No dia 16 de novembro de 2016, foi realizado no CER Diamantina, o Encontro com pacientes estomizados – café com diálogo, em comemoração ao dia Nacional do Estomizado, e contou com a presença dos profissionais da equipe de Estomia do CER, dos pacientes estomizados e familiares/acompanhantes atendidos nesta instituição, além da Secretária Municipal de Saúde de Diamantina Cinara Lemos, do Presidente da Associação Mineira dos Ostomizados (AMOS) Silvano Correa e representantes da empresa Colopast.

O encontro possibilitou um momento de convivência e interação entre pacientes, profissionais e outras representatividades do meio que, dessa forma, discutiram diversas situações com o objetivo de alcançarmos resultados mais satisfatórios quanto à atenção aos pacientes estomizados em reabilitação no CER Diamantina.

Ressalta-se que o momento foi grandioso para todos os envolvidos, principalmente para os pacientes que puderam conhecer um pouco mais sobre os direitos dos pacientes estomizados por estarem inseridos na classificação do Ministério da Saúde como pacientes portadores de deficiência física.

A equipe de estomia do CER Diamantina gostaria de agradecer a todos e relatar que a grande adesão e o brilho no olhar de cada participante nos revelou o sentimento de gratidão e de mais um dever cumprido.

Para finalizar o evento do dia foi lido uma homenagem aos estomizados, parabenizando-os  pelo seu dia. A seguir deixamos a nossa mensagem em especial:

 

Sou feita de retalhos

Pedacinhos coloridos de cada vida que passa pela minha e que vou costurando na alma.
Nem sempre bonitos, nem sempre felizes, mas me acrescentam e me fazem ser quem eu sou.
Em cada encontro, em cada contato, vou ficando maior…
Em cada retalho, uma vida, uma lição, um carinho, uma saudade…
Que me tornam mais pessoa, mais humana, mais completa.
E penso que é assim mesmo que a vida se faz: de pedaços de outras gentes que vão se tornando parte da gente também.
E a melhor parte é que nunca estaremos prontos, finalizados…
Haverá sempre um retalho novo para adicionar à alma.
Portanto, obrigada a cada um de vocês, que fazem parte da minha vida e que me permitem engrandecer minha história com os retalhos deixados em mim.

Que eu também possa deixar pedacinhos de mim pelos caminhos e que eles possam ser parte das suas histórias.
E que assim, de retalho em retalho, possamos nos tornar, um dia, um imenso bordado de “nós”.

 

Cora Coralina